sexta-feira, 28 de novembro de 2008

OFICINAS COM TIQUITA

Tiquita, tradicional porta-estandartes do nosso carnaval e figura importantíssima na história da Escola de Samba Imperadores do Samba, estará ministrando oficina na quadra da vermelho e branco da Padre Cacique neste sábado. Segundo informações, a previsão é de que a oficina se repita também em outras comunidades. A oficina ainda contará com a presença de mestre-sala e porta-bandeira.
.
Esses encontros de aprendizagem, têm tido muito sucesso com as crianças, pois exatamente a meninada tem respondido com entusiasmo muito grande.
.
"É algo emocionante ver as meninas interessadas, arrumando a fantasia e se soltando", disse a porta-estandarte Tiquita.
.
O projeto está sendo apoiado também pela Geísa e pela Paula, que são integrantes do Conselho Deliberativo da Udesca.
.
(Fonte da Notícia: Samblog).

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

ANIVERSARIANTES DO MÊS

A Diretoria da Udesca parabeniza a todos os destaques do Carnaval de Porto Alegre que comemoraram anos em festa no mês de novembro. Saúde, felicidade, sucesso e muito brilho, são os votos sinceros da União dos Destaques do Carnaval.
.
Adilson (foto), passista do Império da Zona Norte, estará em festa no próximo dia 28.
.
CORTE DO CARNAVAL DA MATURIDADE
.
No último sábado, na sede da Associação das Entidades Carnavalescas, a eleição da nova Corte do Carnaval da Maturidade.
..
RESULTADO FINAL:
Rei Momo: Arley Pires, da Acadêmicos de Gravataí.
Rainha: Jane Denise Silva da Silva, dos Bambas da Orgia.
1ª Princesa: Ida Cleci Nunes, da Associação Cultural Amigos das Artes.
2ª Princesa: Maria Clara Cardoso Nunes, do Estado Maior da Restinga.
.
O troféu de melhor torcida ficou com o Império do Sol, que teve Selma Correa Rodrigues como representante.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

PRIMEIRA PARTE DA MOSTRA

Olá povo carnavalesco!
Nós da diretoria da Udesca temos plena convicção de que estamos em débito com os amigos visitantes aqui do Blog, eis que as postagens tem sido bem esporádicas. Entretanto, com a proximidade do Carnaval, a tendência é que as notícias do carnaval se tornem mais ativas e assim poderemos escrever com maior freqüência para vocês.
.
O Samblog publicou nessa semana as imagens da primeira noite da mostra de Sambas-enredo, transmitido pela TVCOM. Confira também aqui os sambas-enredo de Unidos do Capão, Imperadores do Samba, Acadêmicos da Orgia, Embaixadores do Ritmo, Estado Maior da Restinga, Acadêmicos de Niterói e Protegidos da Princesa Isabel.
.
Mostra de sambas-enredo pela TVCOM.
.
AVISO AOS AMIGOS VISITANTES:
Queremos respeitosamente informar que nosso blog não vai fazer a publicação de comentários depreciativo à imagem dos destaques do nosso carnaval. Dar visibilidade a comentários dessa natureza, seria ir de encontro ao motivo pelo qual a União dos Destaques do Carnaval de Porto Alegre foi fundada. Nosso objetivo aqui no blog é exaltar os artistas da folia gaúcha e não o contrário. Portanto, a todos que por algum motivo sentem a necessidade de escrever comentários que vá de encontro a esse nosso princípio, orientamos a não perder tempo digitando aqui no nosso Blog, pois os referidos comentários não serão publicados.
Obrigado a todos pela compreensão.
Diretoria da Udesca.

domingo, 16 de novembro de 2008

ANÁLISE DA MOSTRA

Júlio Ferreira fez uma análise muito interessante no Samblog, acerca das apresentações das escolas de samba do grupo especial de Porto Alegre na Mostra de Sambas-Enredo. Confira na íntegra:
.
Acredito que temos na Mostra de Sambas-Enredo um dos espetáculos mais organizados do nosso carnaval. Uma demonstração que a nossa Festa Popular está no caminho certo, na busca daquilo que podemos chamar de visão diferenciada do fazer carnaval em Porto Alegre.
.
Fico feliz em perceber o empenho das escolas para fazer da Mostra de Samba-Enredo uma demonstração de dedicação e superação, em prol da grandeza do espetáculo. Vou me atrever nessa coluna a comentar alguns pontos positivos e negativos que observei quanto jornalista e repórter que faz a cobertura do carnaval de Porto Alegre para os veículos do Grupo RBS.
.
Claro, sempre levando em conta que é apenas uma opinião e não uma verdade absoluta, com certeza. Há de existir divergências das opiniões dos internautas que acompanham o Samblog.
.
Começo pela Tribo Guainazes, que infelizmente, demonstrou descomprometi mento com o espetáculo. Uma apresentação pobre, com falta de componentes, começando pelo interprete. Fantasias antigas e, sem uniformidade, diferentemente da Tribo Comanches, que apesar de pequena, demonstrou organização, mas não cuidou dos detalhes, pois tênis não combina com Índios. Parabéns para o interprete Dodô, como sempre, demonstrou que é um dos melhores interpretes do nosso carnaval.
.
Com relação às escolas, num contexto geral, todas obtiveram méritos. As escolas dentro das possibilidades apresentaram shows, que evidenciaram dois níveis de estrutura nas apresentações.
.
Unidos do Capão demonstrou ser uma escola organizada, bem vestida, com um samba envolvente.
.
Imperadores do samba fez uma boa apresentação, destaque para sintonia da Harmonia com a Bateria do Mestre Brinco e sua madrinha Raquel. Vinicius Machado foi competente, apresentou bem o samba. Acredito que faltou na escola uma melhor preparação para o evento. A escola do povo com o tema do clube do povo, não buscou no apelo popular o diferencial. Faltou a garra de escola multi-campeã. Percebi no show, certa desorganização na apresentação dos destaques.
.
Acadêmicos da Orgia demonstrou que ainda está muito distante daquilo que é necessário para conquistar um título no grupo especial. Apesar de organizada, a escola veio muito simples. Não fez um espetáculo digno de grupo especial. Bom samba. Destaque para a bateria do Mestre Jouber.
.
Embaixadores do Ritimo me preocupa, pois fez uma apresentação complicada. O visual da escola não estava de acordo com o espetáculo. Grupo show com poucos integrantes. Ficou evidente um desacerto com relação á harmonia, apesar da boa afinação do puxador do Farelo. Bateria muito boa, e não poderia ser diferente, pois estava constituída de mestres e batuqueiros de outras escolas. Faltou identificação.
.
Estado Maior da Restinga fez carnaval de chão. A melhor da primeira noite. Destaque para a bateria do mestre Guto, que demonstrou a força da comunidade. Belo desempenho do Puxador Renan. O casal de mestre-sala e porta-bandeira Marcio e Kizzy estão no caminho certo. Eu senti falta no repertório da apresentação, os memoráveis sambas da tricolor da Zona Sul.
.
Acadêmicos de Niterói fez uma boa apresentação, destaque para o mestre Boneco e seus ritimistas, um espetáculo de bateria.
.
Protegidos da Princesa Isabel mostrou um espetáculo aquém do esperado, fantasias simples, grupo show pequeno. Destaque para Lu Astral, que mesmo cantando um samba que, na minha opinião, não é bom, pois peca em letra. Diferentemente dos anos anteriores, que as composições de Tom Astral sempre estiveram entre as melhores do carnaval de Porto Alegre.
.
Na noite de Sábado, Unidos de Vila Isabel abriu as apresentações da mostra de samba enredo. Uma escola competente fez um espetáculo técnico, bem ensaiado. Arizinho e harmonia, mestre Patê e bateria deram conta do recado fazendo um bom trabalho. Destaque para a organização na apresentação do grupo show.
.
Acadêmicos de Gravataí fez um show muito bonito, competente, com organização. Destaque para a estandarte Cristiane Pereira que apresentou o estandarte da escola com maestria.
.
Academia de Samba Praiana me surpreendeu, fez um show alegre, descontraído. Destaque para Sandrinho Gesse que junto com Preto Jóia, comandaram um belo espetáculo. Só lamento o mal trato com a Bandeira da escola junto a Bateria do Mestre Dada, mas acredito que foi apenas um equivoco, nada proposital.
.
União da Vila do IAPI mais uma vez proporcionou um espetáculo de alegria, garra e organização. A coordenação sobe orientar e conduzir muito bem ás apresentações dos destaques, fazendo do show da Vila um dos mais lindos da noite. Destaque para Chiquinho e bateria. Observei problemas com relação á harmonia, mas acredito que foi conseqüência de problemas técnicos. Kaubi se apresentou muito bem.
.
Bambas da Orgia apresentou um show brilhante em termos de fantasia. Grupo show bem vestido, com uniformidade. Destaque para Marcelinho e Michelle casal de mestre-sala e porta-bandeira. Leandro da Águia conduziu bem o samba para o carnaval de 2009, mas o samba não teve a mesma força que teve nas eliminatórias do festival. A homenagem ao Max foi o ponto emocional da apresentação, que estava muito técnica e contida.
.
Imperatriz Dona Leopoldina entrou com garra de escola de comunidade. Alexandre Belo apresentou um ótimo samba, que contagiou e, encantou o público. Destaque para harmonia geral da escola, integrantes cantando o samba na ponta da lingua. Bateria do mestre Estevam mais uma vez se mostra competentíssima.
.
Império da Zona Norte arrancou com visíveis problemas com o som. Sandro Ferraz mais uma vez mostrou toda a versatilidade para conduzir o samba que não demonstrou a mesma força dos ensaios, com a escola apenas cantando o refrão, em harmonia geral ficou devendo. Bateria bem vestida, mas ainda com problemas, aparentemente falta de ensaio. Problema que ao longo do período mestre Marcio contorna tranquilamente. A apresentação do Grupo show foi muito boa, destaque para as fantasias bem acabadas. Apesar do deslize e da queda, Débora e Adilson contagiaram. Isabel e Alexandre bem vestidos fizeram ótima apresentação.
.
Num todo a Mostra de Samba de Enredo do Carnaval de Porto Alegre estabeleceu um marco no que se refere a essa nova forma de fazer carnaval. Hoje a competição esta muito mais acirrada. As escolas têm que se preparar com antecedência, procurando o melhor nas suas potencialidades, pois cada detalhe tem um valor enorme no desenvolvimento de um todo. Fazendo essas observações, eu procuro apontar situações que podem ser resolvidas com tranqüilidade, pois é assim que o carnaval de Porto Alegre vem crescendo, acertando, consertando os equívocos, e melhorando cada vez mais o que esta no caminho certo. Desejo um bom carnaval a todos, e que façam de suas escolas as melhores.
.
JÚLIO FERREIRA
Veja as demais fotos da mostra no profile da Udesca:

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

3º GRENAL BAMBISTA

Quem perdeu, tem mais uma chance de comparecer e quem foi, vai se divertir novamente...
.
Vem ai dia 14/12/2008 (domingo) o 3º Grenal Bambista, a partir das 10h, na Associação dos Funcionários da Carris (atrás do Carrefour do Partenon).
.
Veja o que espera por você:
.
*
Jogo a partir das 10h, logo divulgaremos o período das inscrições, que serão limitadas, valor da inscrição, R$ 12,00, com direito a almoço.
* Vale lembrar que para jogar, o atleta deve ter desfilado pelos bambas em desfiles oficiais.
* Ao meio dia, Galeto, com acompanhamentos, valor do convite individual R$ 12,00, crianças até 10 anos não pagam.
* "Chegada do Papai Noel", em grande estilo com distribuição de brinquedos e mais cama elástica, piscina de bolinhas etc.
* Na continuação animam a festa a Banda Saidera e Pagode DKasa, na seqüência a Banda Swinga Brasil, comanda a festa.
.
Os convites já estão a disposição. Aqueles que quiserem garantir o seu lugar, entre em contato pelo e-mail tryncaproduçoes@hotmail.com ou na quadra em dias de ensaios, ou também através dos telefones (51)98175681 e 3341.3312 (à noite).

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

BLOG DA CFBO

Está no ar o Blog da Comissão de Frente dos Bambas da Orgia, recheado de novidades, feito especialmente para você.
Vale a pena conferir!
.
A Presidente Juciane Afrausino, em nome de toda a Diretoria da Udesca, manifesta sincero agradecimento a todos os destaques do Carnaval de Porto Alegre que se fizeram presentes ontem (04.11.2008) na quadra do Império da Zona Norte, para representar e dançar junto com a União dos Destaques do Carnaval.

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

JAQUE É DA LEOPOLDINA

Jaque com o Estandarte dos Bambas da Orgia
.
O Blog da Udesca vem em primeiríssima mão, informar que a Jaqueline ex-Bambas da Orgia é a nova Porta Estandarte da Imperatriz Dona Leopoldina. Ela que ocupava o posto de 2ª Porta Estandarte nos Bambas da Orgia, assumirá o primeiro pavilhão da atual vice-campeã do Carnaval de Porto Alegre. A contratação foi confirmada na data de hoje por dirigentes da Escola de Samba da zona norte.

MOSTRA DE SAMBAS-ENREDO

Dias 07 e 08 de novembro, você terá a chance de prestigiar grande parte dos destaques do Carnaval de Porto Alegre, que se apresentarão na quadra da Escola de Samba Imperadores do Samba, onde todas as Escolas de Samba do Grupo Especial e as duas Tribos Carnavalescas estarão apresentando seus hinos para o próximo Carnaval, em um show que deve durar em torno de 40 minutos por escola.
.
SEGUE ABAIXO A PROGRAMAÇÃO:
.
Sexta-Feira, dia 07 de Novembro:
21h20 - Os Guaianazes
21h50 - Unidos do Capão
22h40 - Imperadores do Samba
23h30 - Acadêmicos da Orgia
00h20 - Embaixadores do Ritmo
01h10 - Estado Maior da Restinga
02h10 - Acadêmicos de Niterói0
2h50 - Protegidos da Princesa Isabel
.
Sábado, dia 08 de Novembro
21h20 - Os Comanches
21h50 - Vila Isabel
22h40 - Acadêmicos de Gravataí
23h30 - Academia de Samba Praiana
00h20 - União da Vila do IAPI
01h10 - Bambas da Orgia
02h10 - Imperatriz Dona Leopoldina
02h50 - Império da Zona Norte
.
Você não pode perder essa grande festa!
.
.
*Lembrete: Amanhã (04.11.2008) a Udesca se apresentará na quadra da atual Campeã do Carnaval de Porto Alegre, Império da Zona Norte. Contamos com a presença de todos os destaques que puderem se fazer presentes.