terça-feira, 24 de março de 2009

FERNANDA E TIAGO NA IMPERADORES

(Foto: Vinicius Reis / PMPA)
Tiago e Fernanda são os novos detentores do pavilhão da Imperadores do Samba. O casal oriundo da Unidos de Vila Isabel, que formam a parceria desde o carnaval 2007, em 2010 ocupará o posto de primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira da atual campeã do carnaval. Vale lembrar que Tiago e Fernando, juntamente com o campeoníssimo casal Marcelinho e Michele, foram os únicos a faturar as três notas máximas no quesito neste último carnaval.
.
Mas as novidades não se limitam apenas à Imperadores do Samba, pois o Império da Zona Norte anunciou na última semana que Dani Bolina estará à frente dos ritimistas do Império no próximo carnaval.
.
ATENÇÃO DESTAQUES:
A Udesca convoca intérprete, porta-estandarte, mestre-sala, porta-bandeira e passistas de todas as escola de samba do grupo especial, para juntos da Udesca, realizar o show na festa de entrega do prêmio Estandarte de Ouro, que se realizará no próximo dia 03.04.2009, conforme solicitação da Aecpars.
Contamos com a presença de todos!

sábado, 21 de março de 2009

RESTINGA DE CARA NOVA

(Foto: Fredy Vieira/PMPA)
O Estado Maior da Restinga apresentou o seu novo grupo de trabalho, na festa em comemoração aos seus 32 anos de fundação.
Com um grupo totalmente reformulado, a Tinga brigará pelo seu oitavo título no carnaval de Porto Alegre.
.
Diferentemente do que foi anunciado aqui no Blog, a nova porta-estandarte da Restinga será Tatiele, que já vinha desfilando na Tricolor da Zona Sul por diversos anos como segunda porta-estandarte. Entretanto, essa notícia não significa que Lílian Acioly não estará na Tinga, pelo contrário, ela será a nova porta-bandeira da escola, defendendo o pavilhão ao lado do mestre-sala Chúla, que está de volta ao lago do cisne.
.
Outra novidade está na vaga dos passistas, que em 2010 será ocupada por Marcelo e Tamara (foto), que no último carnaval já haviam desfilado com a Tinga.

quarta-feira, 18 de março de 2009

TROCA-TROCA DA FOLIA

(Foto: JC Rangel / PMPA)
O carnaval 2009 se encerrou a poucos dias, o que não impede que o mercado dos destaques se movimente. E movimento é exatamente o que não falta nas escola de samba de Porto Alegre que começam a montar seus "times" rumo ao próximo Carnaval.
.
A primeira escola a apresentar novidades foi o Império da Zona Norte, que anunciou a contratação do mestre-sala Gustavo Tiriri (foto), para fazer parceria com a porta-bandeira Isabel Cristina. Os "Leões da Zona Norte" anunciaram ainda a contratação do mestre de bateria Sandro Gravador, que no último carnaval esteve comandando a bateria dos Bambas da Orgia, bem como o afastamento da passista Débora Macedo.
.
Depois foi a vez do Estado Maior da Restinga, que informou mudanças no seu elenco para o carnaval do próximo ano. O casal de mestre-sala e porta-bandeira Kizzy e Márcio, noticiaram o afastamento da entidade, e o posto de primeira porta-estandarte, até então ocupado por Schanna Rodrigues, será preenchido por Lílian Acioly, que no último carnaval desfilou pelo Império.

quinta-feira, 12 de março de 2009

RESTINGA SEM PORTA-BANDEIRA

A Porta-Bandeira Kizzy Pereira (foto) anunciou hoje para a diretoria do Estado Maior da Restinga a sua retirada da entidade. Filha de Onira Pereira, Kizzy desfilou por seis anos consecutivos na “Tricolor da Zona Sul”. Entre seus parceiros de dança na Tinga, estiveram ao seu lado Tadeu, Alexandre, Marcelinho (com quem conquistou o prêmio Estandartes de Ouro em 2006 e 2007), Chúla e Márcio.
Questionada sobre os motivos pelos quais foi fundamentada sua decisão, Kizzy disse ter sido convidada pelo carnavalesco do Rio de Janeiro Max Lopes, para desfilar como Porta-Estandarte no grupo especial do carnaval carioca em 2010, atividade para a qual se dedicará nos próximos meses. Também comentou que o fato de não desfilar no carnaval de Porto Alegre em 2010, não descarta a possibilidade de um retorno em futuros carnavais.
A Restinga e o carnaval de Porto Alegre certamente perdem muito com essa decisão, eis que Kizzy era uma Porta-Bandeira promissora e de atual grande destaque no nosso carnaval.
.
Outra figura premiadíssima do carnaval de Porto Alegre, o Mestre-Sala Alexandre Barbosa, também anuncia sua retirada definitiva da folia. Alexandre diz que pretende realizar projetos pessoais, e portanto, não haverá tempo disponível para dedicar-se ao carnaval.
.
O Carnaval de Porto Alegre edição 2010, arranca com perdas significativas de destaques fundamentais para a sua concepção.

domingo, 1 de março de 2009

CAMPEÃS ENCERRAM CARNAVAL 2009

(Foto: Ricardo Giusti / PMPA)
O desfile das campeãs de Porto Alegre foi marcado por protestos e muita comemoração.
Vencedora pelo 10º ano consecutivo, a tribo Os Comanches abriu a noite sob o comando da voz potente de Dodô. Aliás, este pode ter sido o último Carnaval de Dodô à frente da entidade. O intérprete anunciou que deixará a harmonia dos Comanches.
.
Escola que volta para o grupo das grandes da Capital, a Império do Sol (foto) repetiu a bela apresentação que lhe rendeu o título do Grupo de Acesso, com o enredo “Império mostra neste Carnaval: ser diferente é ser Igual”.
.
O fato mais discutido da noite veio com a terceira escola. Além de protagonizar o primeiro atraso do Carnaval 2009, entrando na avenida cerca de 35 minutos depois do previsto, a União da Vila do IAPI levou à passarela um protesto bem-humorado. Sentindo-se injustiçados com as notas que receberam, componentes vieram com narizes de palhaços e carros receberam tarjas pretas. Antes do desfile, mestre Chiquinho desabafou:
— Viemos aqui para buscar o lugar que nos tiraram e a nota que não nos deram — declarou, referindo-se ao 9,8 recebido de um jurado no quesito bateria. Apesar da polêmica, a escola entusiasmou.
.
Cantando Clara Nunes, os Bambas da Orgia preferiram caprichar na apresentação. Coreografias bem executadas pela bateria foram uma das marcas da passagem da escola, que não repetiu problemas do desfile oficial, quando a águia da terceira alegoria perdeu a cabeça e ameaçou comprometer sua colocação. O fato mereceu até uma faixa em cima do carro com os dizerem “A águia perdeu a cabeça, mas a nação azul e branco não perde a garra”.
.
Em seguida veio a Imperatriz Dona Leopoldina, que também protestou, mas através da voz do intérprete Belo:
— Não estamos felizes. Sabe por quê? Nós fizemos o desfile do Carnaval de Porto Alegre. Eu só posso afogar minhas mágoas — declarou.
A escola trouxe os carros intactos para a avenida. Depois da apuração, havia surgido o comentário de que as alegorias teriam sido danificadas. Para o próximo Carnaval, a diretoria diz já ter dois temas engatilhados.
.
Sexta a desfilar, a Estado Maior da Restinga (foto) veio mesmo para fazer a festa e comemorar a terceira colocação. A expectativa na escola era de um quinto ou sexto lugar. E a boa posição rendeu até uma provocação às favoritas. Componentes trouxeram a faixa “Os quatros Is que nos perdoem, mas o R é fundamental”, referindo-se a Imperadores, Império, Imperatriz e IAPI. O porém da Tinga foram as roupas, questão que também havia chamado um pouco a atenção na Imperatriz. Muitas alas não vieram bem caracterizadas, o que deu à passagem da tricolor da Zona Sul ares de Muamba em vez de desfile de campeã.
.
Já amanhecia quando a vice-campeã entrou na avenida. Império da Zona Norte não causou nenhuma polêmica. Entrou para apresentar o desfile que lhe rendeu a segunda melhor colocação. O intérprete Sandro Ferraz foi todo emoção ao pedir garra aos componentes da escola, que desfilaram com a mesma animação do último sábado:
— O Império agora é minha casa — declarou Sandro. Uma ausência, no entanto, foi muito percebida. A da passista Débora, que não esteve ao lado de Adilson.
.
Quando os Imperadores do Samba colocaram o pé na avenida para encerrar a noite das campeãs, um mar vermelho e branco tomava conta do cenário. Arquibancadas continuavam lotadas perto das 7h30min. O coro "É campeão, é campeão..." chamou a escola para o início da apresentação na passarela Carlos Alberto Roxo. Componentes vibraram a conquista do Carnaval 2009. A ginasta Daiane dos Santos voltou à avenida com a escola.
O intérprete Vinicius Machado era um dos mais animados. Cantou em cima de carros alegóricos e foi para a galera, literalmente. O intérprete saltou as grades que limitam a avenida e se juntou à torcida para cantar o samba-enredo em homenagem o centenário do Inter e os 50 anos dos Imperadores. Mestre Brinco comprovou que sua bateria é nota 10 mesmo, com os ritmistas dando show até o fim.
.
(Por Alice Schreiner e Thais Silveira - Fonte: Samblog)