HISTÓRIA DA COMISSÃO DE FRENTE
A comissão de frente é um QUESITO apresentado pelas escolas de samba, onde se apresentam dando boas vindas ao público bem como aos jurados, é formada por seis a doze pessoas, que demonstram o enredo da escola.
As comissões de frente mais antigas apresentavam os integrantes da direção da escola carregando bastões, como se estivessem armados para proteger a escola.
A Portela foi a primeira escola de samba a inovar nessas apresentações, levando para a passarela do samba os integrantes mais bem vestidos, com fraque e cartola, fazendo coreografias ritmadas com o samba.
Nos anos trinta algumas escolas tentaram inovar, colocando na comissão de frente carros alegóricos, o que foi criticado pelos jurados, que acreditavam que não havia necessidade para tanto.
Mas as grandes transformações das comissões de frente vieram depois que as escolas contrataram artistas plásticos e coreógrafos. A união das duas classes causou um verdadeiro escândalo, por tanta beleza nas apresentações.
Os trajes são ricos, de acordo com o enredo da escola, os integrantes ensaiam coreografias relacionadas à história apresentada. Muitas vezes, a comissão de frente é enriquecida com bailarinos profissionais, a fim de apresentar um desfile de maior qualidade.
Segundo o manual do julgador, as considerações dos jurados para dar as notas à comissão de frente são:
“- o cumprimento da função de saudar o público e apresentar a escola, sendo obrigatória a exibição em frente às cabines de julgamento;
- a coordenação, a sintonia e a criatividade de sua exibição, que será obrigatória em frente às cabines de julgamento, podendo evoluir da maneira que desejar;
- a indumentária da comissão de frente, que poderá ser tradicional (fraques, casacas, summers, ternos, smokings etc., estilizados ou não) ou realizada de acordo com o enredo, levando em conta, neste caso, sua adequação para o tipo de apresentação proposta”
Rio de Janeiro! São Paulo! Florianópolis! Uruguaiana! Porto Alegre?
Fotos: Samblog e Banco de imagens da Procempa - CF Estado Maior da Restinha, CF Império da Zona Norte, CF Bambas da Orgia e CF Imperadores do Samba.
Um comentário:
Acho que seria bom as comis. ser quesito como p.estandarte tambem. Mas teria que ter uma dedicação principalmente de todas as partes diretoria e destaques. Num todo no,respeito,profissionalismo e amor pelo que esta fazendo. Estou com os meus lindos de todas as comis.frente. Beijs Jú (presidente da Udesca).
Postar um comentário