domingo, 1 de março de 2009

CAMPEÃS ENCERRAM CARNAVAL 2009

(Foto: Ricardo Giusti / PMPA)
O desfile das campeãs de Porto Alegre foi marcado por protestos e muita comemoração.
Vencedora pelo 10º ano consecutivo, a tribo Os Comanches abriu a noite sob o comando da voz potente de Dodô. Aliás, este pode ter sido o último Carnaval de Dodô à frente da entidade. O intérprete anunciou que deixará a harmonia dos Comanches.
.
Escola que volta para o grupo das grandes da Capital, a Império do Sol (foto) repetiu a bela apresentação que lhe rendeu o título do Grupo de Acesso, com o enredo “Império mostra neste Carnaval: ser diferente é ser Igual”.
.
O fato mais discutido da noite veio com a terceira escola. Além de protagonizar o primeiro atraso do Carnaval 2009, entrando na avenida cerca de 35 minutos depois do previsto, a União da Vila do IAPI levou à passarela um protesto bem-humorado. Sentindo-se injustiçados com as notas que receberam, componentes vieram com narizes de palhaços e carros receberam tarjas pretas. Antes do desfile, mestre Chiquinho desabafou:
— Viemos aqui para buscar o lugar que nos tiraram e a nota que não nos deram — declarou, referindo-se ao 9,8 recebido de um jurado no quesito bateria. Apesar da polêmica, a escola entusiasmou.
.
Cantando Clara Nunes, os Bambas da Orgia preferiram caprichar na apresentação. Coreografias bem executadas pela bateria foram uma das marcas da passagem da escola, que não repetiu problemas do desfile oficial, quando a águia da terceira alegoria perdeu a cabeça e ameaçou comprometer sua colocação. O fato mereceu até uma faixa em cima do carro com os dizerem “A águia perdeu a cabeça, mas a nação azul e branco não perde a garra”.
.
Em seguida veio a Imperatriz Dona Leopoldina, que também protestou, mas através da voz do intérprete Belo:
— Não estamos felizes. Sabe por quê? Nós fizemos o desfile do Carnaval de Porto Alegre. Eu só posso afogar minhas mágoas — declarou.
A escola trouxe os carros intactos para a avenida. Depois da apuração, havia surgido o comentário de que as alegorias teriam sido danificadas. Para o próximo Carnaval, a diretoria diz já ter dois temas engatilhados.
.
Sexta a desfilar, a Estado Maior da Restinga (foto) veio mesmo para fazer a festa e comemorar a terceira colocação. A expectativa na escola era de um quinto ou sexto lugar. E a boa posição rendeu até uma provocação às favoritas. Componentes trouxeram a faixa “Os quatros Is que nos perdoem, mas o R é fundamental”, referindo-se a Imperadores, Império, Imperatriz e IAPI. O porém da Tinga foram as roupas, questão que também havia chamado um pouco a atenção na Imperatriz. Muitas alas não vieram bem caracterizadas, o que deu à passagem da tricolor da Zona Sul ares de Muamba em vez de desfile de campeã.
.
Já amanhecia quando a vice-campeã entrou na avenida. Império da Zona Norte não causou nenhuma polêmica. Entrou para apresentar o desfile que lhe rendeu a segunda melhor colocação. O intérprete Sandro Ferraz foi todo emoção ao pedir garra aos componentes da escola, que desfilaram com a mesma animação do último sábado:
— O Império agora é minha casa — declarou Sandro. Uma ausência, no entanto, foi muito percebida. A da passista Débora, que não esteve ao lado de Adilson.
.
Quando os Imperadores do Samba colocaram o pé na avenida para encerrar a noite das campeãs, um mar vermelho e branco tomava conta do cenário. Arquibancadas continuavam lotadas perto das 7h30min. O coro "É campeão, é campeão..." chamou a escola para o início da apresentação na passarela Carlos Alberto Roxo. Componentes vibraram a conquista do Carnaval 2009. A ginasta Daiane dos Santos voltou à avenida com a escola.
O intérprete Vinicius Machado era um dos mais animados. Cantou em cima de carros alegóricos e foi para a galera, literalmente. O intérprete saltou as grades que limitam a avenida e se juntou à torcida para cantar o samba-enredo em homenagem o centenário do Inter e os 50 anos dos Imperadores. Mestre Brinco comprovou que sua bateria é nota 10 mesmo, com os ritmistas dando show até o fim.
.
(Por Alice Schreiner e Thais Silveira - Fonte: Samblog)

Nenhum comentário: