sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

MUAMBA OFICIAL 2009 - ENSAIO GERAL

A Muamba oficial do Carnaval 2009, com a participação de 14 escolas de samba no Complexo Cultural Porto Seco, será realizada a partir das 20h de hoje, 13, e amanhã, 14. O evento servirá como ensaio geral das escolas para os desfiles dos dias 20 e 21 de fevereiro. A entrada é franca nos dois dias da Muamba. A expectativa dos organizadores é receber um público de 40 mil pessoas. A previsão de término é para 7h do sábado e domingo, 15.
.
Na Muamba, escolas de samba e profissionais envolvidos na folia têm a oportunidade de dar os retoques finais em quesitos como harmonia, evolução e desempenho. A comissão organizadora do Carnaval, composta pela Secretaria Municipal da Cultura (SMC) e Associação das Entidades Carnavalescas de Porto Alegre e do RS (Aecpars), reunida com Brigada Militar, EPTC e Secretaria Municipal de Saúde (SMS), checará os últimos detalhes técnicos e de estrutura.
.
Cerca de 700 pessoas estarão envolvidas no ensaio geral. “A Muamba é onde a produção do carnaval é testada, como a pista, iluminação, alas das escolas e todo ensaio técnico”, afirma o coordenador de Manifestações Populares da SMC, Joaquim Lucena.
.
Nova estrutura do Complexo Cultural do Porto Seco.
(Foto: Ricardo Stricher / PMPA)
.
A grande novidade deste ano é a estrutura da pista, feita em alumínio. Nos camarotes, o chão terá carpete e as paredes serão revestidas com material especial. Desfilarão na pista 14 escolas, sendo sete na sexta-feira, 13, e as demais no sábado, 14. Pela primeira vez, o som da pista terá equalização total da sonorização de bateria, permitindo que o público acompanhe o som dos ritmistas durante o desfile.
.
Outra mudança na estrutura da folia é a diminuição da largura da pista e dos carros alegóricos. A pista teve um recuo de dois metros, atingindo a largura total de dez metros. Os carros tiveram redução de dez para oito metros de largura. Segundo Lucena, a iniciativa fará com que as escolas fiquem mais compactas. “Isso evita o que chamamos de buracos entre as escolas. Elas desfilarão menos dispersas”, afirma.
.
Isso tudo permitiu a inclusão das frisas, que são duzentas mesas com oito cadeiras cada uma, leiloadas junto com os camarotes, para que os espectadores possam acompanhar o desfile das escolas literalmente "olho no olho", no nível da pista. A ordem dos desfiles da Muamba será a mesma do Carnaval 2009.
.
CONFIRA A ORDEM DAS APRESENTAÇÕES:
.
Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009:
Escola de Samba:____________Arrancada:
Unidos do Capão __________________22:00
Estado Maior da Restinga____________23:15
Embaixadores do Ritmo_____________00:30
Protegidos da Princesa Isabel ________01:45
Imperadores do Samba_____________03:00
Acadêmicos de Niterói______________04:15
Acadêmicos da Orgia_______________05:30
.
Sábado, 14 de fevereiro de 2009:
Escola de Samba:____________Arrancada:
Acadêmicos de Gravataí_____________22:00
Bambas da Orgia __________________23:15
União da Vila do IAPI _______________00:30
Imperatriz Dona Leopoldina __________01:45
Império da Zona Norte______________03:00
Unidos de Vila Isabel________________04:15
Academia de Samba Praiana _________05:30
.
(Fonte da informação: Site da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.)

Nenhum comentário: